← Voltar para o Blog

Aprenda a programar de graça

Postado dia 21 de julho de 2016 por Daniel Lima



Provavelmente você conhece uma criança (ou várias) que adora mexer no celular ou no tablet e tem mais desenvoltura com as telas e os botões do que os próprios pais. Hoje, as crianças já nascem “digitais”, mas para um pesquisador do prestigiado Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT), a interação é a relação mais básica que podemos ter com a tecnologia. “Na maioria do tempo, as crianças estão apenas navegando, conversando e jogando com aplicações, mas não estão projetando, criando e se expressando por meio dessas tecnologias. Por que só brincar com jogos eletrônicos se você pode criar seus próprios jogos?” perguntou Michel Resnick, que trabalha no Laboratório de Mídia do Instituto.

 

Aprender a programar, vai além do profissional. Nos ensina a pensar. Mesmo que não sejam cientistas da computação, Resnick defende que todas as crianças devem ter a oportunidade de ser “fluente” em programação. “Todas as crianças aprendem a escrever, porque é uma habilidade útil para todos e em todos os aspectos da vida. A programação funciona da mesma forma”, disse

 

A maior vantagem em aprender a programar não é se dar melhor no mercado de trabalho, embora isso também aconteça, mas a mudança mental que a programação produz nas crianças. Além de organizar as ideias, a programação ajuda a ver o mundo de maneira mais criativa e crítica. Resnick revelou que seu pensamento foi inspirado no educador brasileiro Paulo Freire. “Ele tinha os mesmos argumentos sobre ler e escrever. Não é apenas uma questão prática, mas algo necessário para ter uma voz ativa e participar plenamente da sociedade. Nos dias de hoje, não é suficiente apenas usar ou interagir com a tecnologia, você precisa ser fluente nelas.”

 

No vídeo a seguir, você pode conferir o depoimento de pessoas como Bill Gates e Mark Zuckerberg falando sobre o porque todas as pessoas deveriam aprender a programar

 

 

Nós listamos pra você, 5 sites aonde você pode aprender a programar de graça:

 

1. Khan Academy

Como uma universidade online, a Khan Academy reúne cursos das mais diversas áreas à sua disposição.

 

2. Codecademy

Outro site gringo, mas com diversos conteúdos traduzidos para o português, o Codecademy é focado no ensino de programação.

 

3. Code.org

A Code.org é uma organização sem fins lucrativos que promove a difusão da ciência da computação.

 

4. Code Avengers

Sob o lema de “Por que apenas usar a tecnologia quando você pode criá-la?”, o Code Avengers é também um grande repositório de conteúdo para aprendizado de programação.

 

5. Don’t Fear the Internet

A premissa do Don’t Fear the Internet é oferecer conceitos básicos de programação voltados para a web a leigos.

 

Agora é a sua vez de arregaçar as mangas e partir para o aprendizado! Bora?











Seja um Franqueado


+ de 300 empresários já foram atendidos pelas nossas Agências Digitais.

Clique aqui para saber mais ou preencha o formulário e conheça mais profundamente a Web4 e sua essência.



 

Conta pra gente, como você se chama?


Seu melhor e-mail


Digite seu telefone