12 de janeiro de 2023 por Relacionamento Web4
Hashtag é qualquer termo utilizado numa conversação em rede social que seja precedida do sinal #. Ela serve para vincular o seu post à uma discussão mais ampla, como hashtag marketingdigital (#marketingdigital).
A função da hashtag é tornar seu post passível de ser encontrado e monitorado pelas buscas gerais (Google, Bing etc), e das redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e outras).
Primeiramente utilizada pelo Twitter, onde existe desde 2007, a hashtag diz que seu post trata de um determinado tema.
Com a publicidade dos trending topics (assuntos mais comentados), as hashtags ganharam maior importância no planejamento de marketing digital e passaram a ser usadas também em outras redes sociais.
As hashtags foram incorporadas ao Facebook a partir de 2013. Quando você clicar em uma hashtag no Facebook, verá o que outras pessoas e páginas estão dizendo sobre aquele evento ou tópico específico.
Para o usuário, as hashtags ajudam as pessoas a descobrir mais rapidamente o que está sendo dito sobre um tópico específico. Normalmente essas pessoas estão a fim de participar dessas conversações.
Aí o Instagram chegou e levou o uso das hashtags ao extremo. Até 30 hashtags podem ser usada por post. Apesar dessa ampliação, creio ser mais interessante usar as hashtags com moderação, afinal só vale a pena participar de discussões efetivamente tratadas no seu post e, com qualidade. Sim, hashtags atraem, mas conteúdo ruim ou raso repele.
Com a popularização das redes sociais, as empresas vêm, cada vez mais, acompanhando discussões sobre determinados assuntos. Seja lançamento de produtos, programações ou projetos políticos, toda forma de reação é acompanhada.
Em se tratando de marketing, o acompanhamento das reações nas redes sociais tornou-se uma ferramenta poderosíssima, substituta potencial, mais que bem-vinda, das obscuras maquininhas que acompanham a audiência dos canais de TV ou as pesquisas de mercado.
E como isso afeta sua estratégia de marketing nas mídias sociais? Logicamente, a categoria hashtags é mais uma opção de apresentar sua página às pessoas, mas há outras considerações importantes.
Eu escrevi um artigo sobre naming, como escolher o melhor domínio para o seu site. Nesse artigo eu falava que domínios de nome exato, com palavras-chave da sua indústria (marketingdigital.com.br, por exemplo) sempre seriam uma ótima opção.
Na época não pensei sobre esse enfoque, mas as hashtags expõem muito esses domínios, se você simplesmente colocar a hashtag de seu site em cada post. Assim, eu poderia sempre incluir a hashtag marketingdigital (#marketingdigital) em todos os meus textos e não seria considerado spam…
Outra ponto é que, buscando por uma hashtag a possibilidade de sua página estar bem localizada na categoria Páginas, Assim, a pessoa clicar em sua página antes mesmo de abrir a categoria hashtags.
Veja o exemplo na imagem a seguir, no caso hashtag marketingdigital.
Vejamos as indicações mais apropriadas para cada rede social.
Preferencialmente, use 1 hashtag, até porque há limites de caracteres e, no máximo, 2. Use uma 2ª for um sinônimo ou complemento muito óbvio da 1ª, como plural, por exemplo.
Uma hashtag é o ideal no Facebook e 2 o limite máximo indicado.
Quem quer atingir todo mundo, convence ninguém. O exagero transmite um certo nível de desespero por aceitação. Use com sobriedade, entre 2 e 6 hashtags.
E, por fim, duas observações:
Por: Alex Moraes.
Web4 Comunicação ─ 2024