← Voltar para o Blog

Home Office ─ 8 dicas para ser mais produtivo

Postado dia 15 de janeiro de 2018 por Daniel Lima



Trabalhar em casa é o sonho de muitas pessoas. Mas como garantir a produtividade e conseguir planejar-se para realizar todas suas tarefas? Aprenda agora mesmo!


Trabalhar em casa é o sonho que se torna realidade de muitos profissionais, principalmente daqueles que pertencem à geração millennial.

Sem horários fixos, sem uniformes, sem sapatos e na comodidade de seu sofá, o trabalho em casa definitivamente soa como uma das melhores invenções que a Internet e a humanidade puderam nos trazer.

Mas como trabalhar em casa com todas essas comodidades e continuar sendo produtivo?

Sabemos que navegar um pouco pelo Facebook, ver sua série favorita no Netflix ou simplesmente passar todo o dia na cama pode ser uma verdadeira tentação quando se está em casa.

Mas quando você toma a decisão de trabalhar de casa você deve assumir certas responsabilidades que só dependem de você! Elas incluem deixar de lado todas as distrações típicas de casa e colocar mãos à obra no trabalho.

Se você é um profissional que trabalha em casa, como um freelancer, desenvolve cursos à distância ou está pensando em empreender no ambiente digital, neste artigo ensino alguns conselhos para trabalhar de casa de forma organizada e sendo produtivo.


8 dicas para trabalhar em casa e ser produtivo


1. Vista-se para trabalhar!

Para começar estas dicas sobre como trabalhar em casa e ser produtivo, começarei por um conselho que soa bastante básico, mas que vale a pena mencionar.

Quando as pessoas começam a trabalhar em casa, costumam passar todo o dia de pijama, o qual faz com que a mente esteja todo o tempo focada na cama.

Quando te aconselho a se vestir para trabalhar, não me refiro a se vestir de terno e gravata, usar salto ou algo parecido. Simplesmente que você tire seu pijama, tome um banho e coloque qualquer roupa que você usaria para dar um passeio e que ao mesmo tempo seja confortável para você.

Este é um detalhe que pode parecer insignificante, mas começar o dia com roupa nova ajuda a ativar a mente e colocar mãos à obra na sua lista de coisas para fazer.

2. Fixe um horário de trabalho

Uma das grandes vantagens do trabalho em casa é não ter horários para cumprir, o que traz maior flexibilidade para realizar suas atividades de casa, cumprir com seus compromissos familiares e até mesmo realizar suas atividades de lazer.

No entanto, o fato de não ter um horário para cumprir pode se tornar uma faca de dois gumes e acarretar uma baixa significativa de sua produtividade se você não tiver planejamento e disciplina.

Acostume-se a fixar um horário para trabalhar! Isto não quer dizer que você deve acordar todos os dias no mesmo horário ou que você tenha que trabalhar estritamente em um horário. Mas fixar um horário pode te ajudar a levar uma vida muito mais organizada e produtiva no trabalho.

Também é válido fixar quais são os momentos para realizar certas atividades.

Por exemplo, durante as manhãs você pode levar em consideração as que requerem maior criatividade e inspiração, já que é quando sua mente se encontra muito mais fresca e ativa.

As atividades que você menos gosta podem ser planejadas para fazer ao final da tarde ou dependendo do quão produtivo se é em cada momento.

Ao mesmo tempo, é importante que você estabeleça limites sobre os tempos e tenha muito claro quando é o momento de deixar de trabalhar. Recorde-se que seu corpo e mente precisam estar em movimento, de relaxar e descansar.

3. Preste atenção em seu ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho é um dos aspectos mais importantes quando se trata de trabalhar em casa.

Um dos problemas mais comuns que as pessoas têm quando começam a trabalhar em casa e que evidentemente destroem sua produtividade é o fato de não planejar um espaço especial para o trabalho.

Passar todo o dia na cama ou trabalhar no quarto é um dos piores hábitos que se pode ter quando se trabalha em casa.

Por isso, o terceiro conselho para ser produtivo em sua casa é organizar um espaço especial para sua mesa de trabalho.

É importante que esta área se encontre bem iluminada, ventilada, livre de objetos que possam te distrair e sobretudo, que esteja limpa. Um ambiente desordenado ou caótico pode influenciar negativamente em sua inspiração e produtividade.

Invista um pouco de dinheiro em um bom escritório, uma cadeira cômoda e alguns cadernos ou material de papelaria para fazer anotações e assim evitar deixar seu local de trabalho por alguns momentos.

Também é importante que você tenha muito claro que o tempo que você passa na sua área de trabalho é exclusivamente para isso. Evite trabalhar em seu quarto, na cozinha ou em um espaço que seja muito concorrido por outros membros de sua família.

Quando se trabalha em casa a solidão é, sem dúvidas, sua melhor companhia!

4. Afaste as distrações tecnológicas

Olhar o celular, ligar a TV e deixar abertas as redes sociais pode fazer com que você desperdice uma grande quantidade de horas de trabalho por dia, perca a concentração e não seja produtivo em seu trabalho.

Procure sempre evitar todas aquelas distrações tecnológicas que afetam seu trabalho, feche suas redes sociais, silencie suas notificações do celular, desligue a televisão e bloqueie tudo aquilo que não te acrescenta nada.

Isto pode ser um pouco difícil no começo. Para muitas pessoas, quando começam com o trabalho em casa, parece impossível passar mais de uma hora sem olhar o feed do Instagram.

Mas, pouco a pouco, você poderá se dar conta que na medida em que se aprende e se acostuma a eliminar estas distrações, você poderá terminar sua jornada de trabalho muito mais rápido e desfrutar de suas atividades de lazer e passatempos favoritos.

5. Se premie com descansos e tempos de lazer entre as tarefas

Quando se trabalha em casa é completamente válido dar um descanso ao seu cérebro!

Premie seu esforço com descansos curtos nos quais você possa relaxar no seu sofá, ver as notícias, responder suas mensagens de WhatsApp ou fazer qualquer coisa que você goste.

Os momentos de desconexão têm suas vantagens, permitem oxigenar seu cérebro, evitar o sedentarismo e procurar inspiração.

O importante é que você seja disciplinado e respeite os tempos de trabalho e os de descanso.

Quando conseguir detectar quais são aquelas atividades que mais te distraem e você reservá-las para os momentos de descanso e lazer, você será muito mais produtivo e responsável com seu trabalho.

6. Prepare uma lista de tarefas

Preparar uma lista de coisas para fazer antes de começar a semana pode ser muito valioso para trabalhar em casa e ser produtivo.

No entanto, é muito importante que você seja realista no momento de planejar sua lista de tarefas colocando coisas que você realmente possa cumprir. Uma lista de tarefas eterna pode te desanimar e frustrar por completo.

Por exemplo, se você trabalha em casa escrevendo ebooks, acaba sendo ilógico colocar como tarefa do dia “terminar o ebook”. Planeje-se com tarefas e objetivos muito mais realistas, específicos e que estejam de acordo com seu ritmo de trabalho e capacidades.

Prepare uma lista adaptada a seu ritmo de trabalho, priorize as atividades segundo sua importância, divida as tarefas maiores em várias tarefas menores.

Existem alguns aplicativos que permitem criar listas de coisas para fazer e otimizar sua rotina. Teste-os e descubra quais deles podem ser úteis para você.

7. Faça com que seus familiares colaborem com você

Quando você trabalha em casa e vive com outras pessoas, pode ser um tanto quanto chato desprezá-los e ignorá-los enquanto você trabalha.

Por isso, é importante que você seja responsável neste ponto e fale com eles sua necessidade de concentração durante seu horário de trabalho para evitar incômodos e, claro, que sua produtividade se veja afetada.

Fale com eles e explique a importância que a privacidade e a concentração têm para você, feche a porta de seu espaço de trabalho e avise-os que sua jornada de trabalho começou.

Fazer isso pode economizar mal-entendidos e, com certeza, permite aproveitar ao máximo o tempo disponível.

8. Mude seu espaço de trabalho de tempos em tempos

Com isso não me refiro a mover sua escrivaninha por toda a casa, mas a trabalhar fora de casa uma ou duas vezes por mês.

Interagir com outras pessoas e sair da rotina é uma grande maneira de acelerar sua produtividade, buscar inspiração e aproveitar muito mais da vida!

Anime-se a visitar um café, uma biblioteca ou alugar um espaço de coworking para fazer algo diferente, conhecer novas pessoas e divertir-se um pouco enquanto trabalha.

Leve em consideração estes conselhos para conseguir ser produtivo trabalhando em casa.

Transformar sua casa em seu escritório tem grandes vantagens: permite que você seja dono de seu tempo, escolha o lugar para trabalhar, desfrute muito mais de sua vida familiar, leve uma vida muito mais saudável e aprenda a ser mais disciplinado e responsável consigo mesmo e com os outros.


Curtiu? Veja o original clicando aqui











Seja um Franqueado


+ de 300 empresários já foram atendidos pelas nossas Agências Digitais.

Clique aqui para saber mais ou preencha o formulário e conheça mais profundamente a Web4 e sua essência.



 

Conta pra gente, como você se chama?


Seu melhor e-mail


Digite seu telefone