20 de dezembro de 2017 por Web4 Comunicação
Marketing de Interrupção x Marketing de Permissão, você sabe o que significam esses dois conceitos?
Iremos exemplificar melhor esses conceitos para você entender a mudança no processo de compra comparando o Marketing de Interrupção com o Marketing de Permissão.
Assim, fica mais fácil analisar o que é melhor para a sua empresa.
Vamos lá?
Empresas investem uma enorme quantia de recursos em marketing com o objetivo de crescer a sua marca e alavancar suas vendas.
Grande fatia desse recurso é investido em Marketing de Interrupção.
Marketing de Interrupção é qualquer ação de marketing que interrompe a atenção ou atividade do público para ser apresentada.
De modo geral, esse tipo de ação pretende capturar a atenção de alguém no meio de uma multidão, transmitindo a ação para todos independente se o público está interessado ou não em saber mais sobre o seu produto ou serviço.
As formas mais comuns de Marketing de Interrupção são propagandas de rádio e TV, panfletagem, E-Mail em massa (SPAM) e Televendas.
Sempre que você para o que você está fazendo para receber a mensagem publicitária, ela é do Marketing de Interrupção.
Por exemplo: sua programação é pausada para o comercial. Você é parado na rua para receber um panfleto. Fácil, não é?
Resultados rápidos: O Marketing de Interrupção oferece resultados rápidos para quem quer aumentar o volume de vendas.
Geralmente atrelado à campanhas de massa, o este formato atinge muitas pessoas. O volume é um fator importante para o Marketing de Interrupção.
Seu cliente quer mesmo isso?
Diariamente o público é bombardeado com uma enorme quantidade de ações de marketing, sempre interrompendo as suas atividades. Mas a forma de consumo mudou.
Hoje, grande parte dessas ações são ignoradas pelo público que estão com a atenção voltada para outra atividade.
Público alvo indefinido.
A ideia central do Marketing de Interrupção é publicar a mensagem para o maior número possível de pessoas, o que dificulta a definição de um público alvo específico.
Em um mesmo intervalo comercial vemos ações de produtos de limpeza e de bebidas alcoólicas, difundidas para o mesmo público.
Prazo de validade.
Comerciais tem um prazo de validade definido. Uma campanha de Marketing de Interrupção tem data de nascimento e morte, seja ela um comercial de TV, que só será divulgado no período contratado ou um panfleto que, logo que recebido, será descartado, lido ou não.
De forma geral o retorno do investimento em campanhas de Marketing de Interrupção possuem um baixo valor, além de serem de difícil análise.
Por outro lado, o Marketing de Permissão é toda ação de marketing onde você tem permissão para enviar uma mensagem para o consumidor.
Essa permissão é dada através da aceitação do consumidor em lhe fornecer algo (tempo, e-mail, etc) para receber conteúdo relevante e de qualidade técnica sobre um produto ou serviço.
Geralmente, o Marketing de Permissão é aquele inserido em nossa rotina, que agrega algo para o consumidor.
Baixo custo
A atração do público alvo é feita através de ferramentas de baixo custo, como a otimização para busca orgânica, conteúdo relevante e publicações em mídias sociais.
Alta taxa de conversão
O Marketing de Permissão consegue divulgar seu conteúdo para um público seleto e engajado com o seu produto ou serviço, aumentando consideravelmente a taxa de conversão.
Ações personalizadas
As ações são personalizadas e atrativas. As campanhas são direcionadas a um público relevante para o conteúdo selecionado, além de personalizadas (com uma linguagem feita para aproximar o consumidor da sua empresa) com nome e ofertando novos conteúdos relevantes para o consumidor.
Através de campanhas em mídias sociais e e-mail o Marketing de Permissão promove uma relação duradoura com o consumidor.
Tempo de vida longo
Com conteúdos publicados e otimizados para os buscadores, todas as campanhas tem prazo de validade indeterminado e continuam atingindo o público consumidor por um longo período.
Resultados demorados: Diferente do Marketing de Interrupção, os resultados do Marketing de Atração podem demorar para acontecer.
O Marketing de Interrupção está batendo de frente com a mudança no processo de compra, mas ele ainda é muito importante para diversas organizações que precisam massificar sua marca.
Por outro lado, o Marketing de Permissão está muito ligado à empresas em crescimento que oferecem aos consumidores conhecimento técnico para se tornarem referências no mercado com baixo custo de aquisição por cliente.
O ideal é avaliar a situação da sua empresa e refletir qual é a melhor estratégia para hoje. Precisa de impacto, resultados rápidos e quer movimentar o mercado?
Talvez uma boa campanha de Marketing de Interrupção seja uma boa ideia.
Está na internet e deseja atingir novos consumidores, por um longo tempo, melhorando pouco a pouco suas vendas e mensurando cada resultado?
Então, o Marketing de Permissão é seu lugar!
E lembre-se: você pode utilizar das duas estratégias ao mesmo tempo, de forma alinhada e sem perder esforço (nem dinheiro).
Curtiu o post? Clique aqui e veja o original.
Web4 Comunicação ─ 2025