← Voltar para o Blog

Marketing de Interrupção x Marketing de Permissão

Postado dia 20 de dezembro de 2017 por Daniel Lima



O que é melhor para sua empresa?


Marketing de Interrupção x Marketing de Permissão, você sabe o que significam esses dois conceitos?

Iremos exemplificar melhor esses conceitos para você entender a mudança no processo de compra comparando o Marketing de Interrupção com o Marketing de Permissão.

Assim, fica mais fácil analisar o que é melhor para a sua empresa.

Vamos lá?


Marketing de Interrupção

Empresas investem uma enorme quantia de recursos em marketing com o objetivo de crescer a sua marca e alavancar suas vendas.

Grande fatia desse recurso é investido em Marketing de Interrupção.

Marketing de Interrupção é qualquer ação de marketing que interrompe a atenção ou atividade do público para ser apresentada.

De modo geral, esse tipo de ação pretende capturar a atenção de alguém no meio de uma multidão, transmitindo a ação para todos independente se o público está interessado ou não em saber mais sobre o seu produto ou serviço.

As formas mais comuns de Marketing de Interrupção são propagandas de rádio e TV, panfletagem, E-Mail em massa (SPAM) e Televendas.

Sempre que você para o que você está fazendo para receber a mensagem publicitária, ela é do Marketing de Interrupção.

Por exemplo: sua programação é pausada para o comercial. Você é parado na rua para receber um panfleto.  Fácil, não é?

Prós do Marketing de Interrupção;

Resultados rápidos:  O Marketing de Interrupção oferece resultados rápidos para quem quer aumentar o volume de vendas.

Geralmente atrelado à campanhas de massa, o este formato atinge muitas pessoas. O volume é um fator importante para o Marketing de Interrupção.

Contras:

Seu cliente quer mesmo isso?

Diariamente o público é bombardeado com uma enorme quantidade de ações de marketing, sempre interrompendo as suas atividades. Mas a forma de consumo mudou.

Hoje, grande parte dessas ações são ignoradas pelo público que estão com a atenção voltada para outra atividade.

Público alvo indefinido. 

A ideia central do Marketing de Interrupção é publicar a mensagem para o maior número possível de pessoas, o que dificulta a definição de um público alvo específico.

Em um mesmo intervalo comercial vemos ações de produtos de limpeza e de bebidas alcoólicas, difundidas para o mesmo público.

 

Prazo de validade.

Comerciais tem um prazo de validade definido. Uma campanha de Marketing de Interrupção tem data de nascimento e morte, seja ela um comercial de TV, que só será divulgado no período contratado ou um panfleto que, logo que recebido, será descartado, lido ou não.

De forma geral o retorno do investimento em campanhas de Marketing de Interrupção possuem um baixo valor, além de serem de difícil análise.


Marketing de Permissão

Por outro lado, o Marketing de Permissão é toda ação de marketing onde você tem permissão para enviar uma mensagem para o consumidor.

Essa permissão é dada através da aceitação do consumidor em lhe fornecer algo (tempo, e-mail, etc) para receber conteúdo relevante e de qualidade técnica sobre um produto ou serviço.

Geralmente, o Marketing de Permissão é aquele inserido em nossa rotina, que agrega algo para o consumidor.

Prós do Marketing de Permissão.

Baixo custo

A atração do público alvo é feita através de ferramentas de baixo custo, como a otimização para busca orgânica, conteúdo relevante e publicações em mídias sociais.

Alta taxa de conversão

O Marketing de Permissão consegue divulgar seu conteúdo para um público seleto e engajado com o seu produto ou serviço, aumentando consideravelmente a taxa de conversão.

Ações personalizadas

As ações são personalizadas e atrativas. As campanhas são direcionadas a um público relevante para o conteúdo selecionado, além de personalizadas (com uma linguagem feita para aproximar o consumidor da sua empresa) com nome e ofertando novos conteúdos relevantes para o consumidor.

Através de campanhas em mídias sociais e e-mail o Marketing de Permissão promove uma relação duradoura com o consumidor.

Tempo de vida longo

Com conteúdos publicados e otimizados para os buscadores, todas as campanhas tem prazo de validade indeterminado e continuam atingindo o público consumidor por um longo período.

Contras

Resultados demorados: Diferente do Marketing de Interrupção, os resultados do Marketing de Atração podem demorar para acontecer.

E qual é o melhor para minha empresa?

O Marketing de Interrupção está batendo de frente com a mudança no processo de compra, mas ele ainda é muito importante para diversas organizações que precisam massificar sua marca.

Por outro lado, o Marketing de Permissão está muito ligado à empresas em crescimento que oferecem aos consumidores conhecimento técnico para se tornarem referências no mercado com baixo custo de aquisição por cliente.

O ideal é avaliar a situação da sua empresa e refletir qual é a melhor estratégia para hoje. Precisa de impacto, resultados rápidos e quer movimentar o mercado?

Talvez uma boa campanha de Marketing de Interrupção seja uma boa ideia.

Está na internet e deseja atingir novos consumidores, por um longo tempo, melhorando pouco a pouco suas vendas e mensurando cada resultado?

Então, o Marketing de Permissão é seu lugar!

E lembre-se: você pode utilizar das duas estratégias ao mesmo tempo, de forma alinhada e sem perder esforço (nem dinheiro).


Curtiu o post? Clique aqui e veja o original.











Seja um Franqueado


+ de 300 empresários já foram atendidos pelas nossas Agências Digitais.

Clique aqui para saber mais ou preencha o formulário e conheça mais profundamente a Web4 e sua essência.



 

Conta pra gente, como você se chama?


Seu melhor e-mail


Digite seu telefone